SEMANA DO MEIO AMBIENTE

PROJETO SEMANA DO MEIO AMBIENTE

PROJETO Heróis do Planeta
“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defende-lo para as presentes e futuras gerações.” (Artigo 225 da Constituição)
APRESENTAÇÃO: A Educação Infantil é um período de extrema importância e relevância na vida de qualquer criança, é o período da criação dos valores e maior assimilação dos conteúdos. Sendo assim, o Colégio Adventista de Itaboraí, com sua responsabilidade de mais um agente formador, desenvolve um projeto integrado entre as turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 ano em prol do meio ambiente. Afinal, o futuro está nas mãos dos nossos pequenos heróis. E eles devem saber disso.
 
JUSTIFICATIVA:À medida que o ser humano aumenta a sua capacidade de intervir na natureza, utilizando seus recursos tecnológicos para extrair do meio ambiente tudo aquilo que deseja. O uso indevido dos recursos não renováveis ou a poluição dos recursos renováveis são fatores que ameaçam a sobrevivência dos seres.
Existem vários fatores que contribuem para a degradação da natureza, são eles: esgotamento do solo, poluição sonora provocada por barulho de automóveis, máquinas etc., poluição do ar da água e dos solos, destruição da camada de ozônio e muitos outros.Este projeto busca formar o senso crítico na criança, estimulando-a a retirar da natureza somente o que é necessário para sua sobrevivência, mostrando para as crianças que o meio ambiente pertence a elas e que elas estão inseridas nele.
O cidadão que se preocupa com o ambiente em que vive precisa mudar sua forma de pensar e passar a agir com responsabilidade, sensibilidade e respeito.
O pequeno de hoje será o adulto empreendedor de amanhã, se não formar uma consciência da importância de cuidar da natureza com cautela, irá agir de forma mesquinha, utilizando a natureza de forma desordenada e gananciosa, se for responsável e consciente irá se integrar ao meio ambiente, tornando-se parte dele só retirando dele aquilo que realmente necessita.
Nós educadores devemos buscar a construção de uma consciência crítica pelos alunos, de modo a formar cidadãos éticos e humanos. É muito importante orientar as crianças a lidarem com a natureza, tendo como objetivo despertar nos pequenos uma postura crítica frente à realidade das informações e os valores trazidos de casa ou veiculados pela mídia, pois os assuntos ambientais não são apenas de interesse individual, mas do coletivo, ou seja, são de interesse planetário.
Este projeto busca ampliar as noções já elaboradas das crianças sobre o meio ambiente, nas suas mais variadas formas, pois a gente só protege e cuida daquilo que conhece e ama, é mais do que ensinar a criança a não poluir é educar o pequeno para que corrija aquele que ainda não aprendeu a tratar a natureza com o respeito que ela merece.
Como nos dias de hoje estamos sempre com pouco tempo para realizar todas as tarefas que precisamos fazer, tendo pouco ou nenhum tempo dedicado a cuidar da boa alimentação, descanso e lazer, as indústrias criam novos meios de “facilitar” nossa vida, fabricando produtos em embalagens descartáveis que consomem matéria – prima e arrasam a natureza, cabe ao educador despertar na criança o patrulheiro ambiental, que irá fiscalizar e proteger a natureza.

OBJETIVO GERAL: Conscientizar os educandos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 ano quanto à importância dos cuidados com o nosso Meio Ambiente, promovendo a educação ambiental. Investir na mudança e transformação do pensamento, visando uma qualidade de vida que se relacione com a preservação da natureza.
Marizilda Passos
Coordenação Pedagógica

MATERNAL - PLANTANDO A SEMENTINHA!!!


















JARDIM II E III PLANTANDO AS MUDAS!!!








JARDIM III - APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NO MINI ZOO!!!










1º ANO - O ZÉ CABELO FICOU SHOW!!!












CAPELA ESPECIAL - MEIO AMBIENTE!!!



































Nenhum comentário:

Postar um comentário